O OTDR ou simplesmente TDR (refletômetro óptico no domínio do tempo) é utilizado para analisar a transmissão da fibra óptica. Ele pode ser utilizado manualmente por um técnico especializado ou através de programação, recebendo comandos específicos via interface. As conexões ópticas também devem ser testadas, assim como outras conexões e o teste requerido por norma é o de atenuação óptica. OTDR é um dos equipamentos utilizados para essa análise, temos também o FTB-200 (Mini OTDR Mainframe), Mini OTDR com display colorido, 80MB memory, USB e RJ-45 um dos modelos de OTDR utilizado para analisar as conexões ópticas entre Mainframes.
A tecnologia em fibras ópticas tem evoluído rapidamente nos últimos anos, conseguindo-se avanços significativos no desenvolvimento de fibras com baixa atenuação, baixa dispersão e baixa eficácia na geração de efeitos não-lineares. Sua aplicação nos mais diversos setores de telecomunicações e informática é hoje muito intensa. A redução do custo das fibras ópticas tem viabilizado a utilização de sistemas ópticos nos troncos das redes de telefonia. Também nas linhas de assinantes locais a utilização de sistemas ópticos já é uma constante em projetos.
Para a verificação da qualidade dessas redes, vários instrumentos de teste têm sido desenvolvidos com diferentes aplicações. O reflectômetro óptico no domínio do tempo (OTDR-Optical Time Domain Reflectometer) é o instrumento mais usado atualmente para testes de atenuação em fibras ópticas. O OTDR pode medir: Atenuação na emenda, atenuação total em distâncias específicas (trechos de fibra), reflectância, distância à falha ou à emenda e o comprimento da fibra em teste.
Optical Power Meter (Medidor de potência óptica)
É um dispositivo usado para medir a potência em um sinal óptico. Seu funcionamento consiste basicamente na medição da diferença da potência emitida pela recebida. Os medidores de potência tem a função primordial de medir o valor da potência incidente em seu fotodiodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário