O que é Circuito E1?

E1 é um padrão de linha telefônica digital europeu criado pela ITU-TS e o nome determinado pela Conferência Europeia Postal de Telecomunicação (CEPT), sendo o padrão usado no Brasil e na Europa; é o equivalente ao sistema T-carrier norte-americano, embora o sistema T norte-americano utilize taxas de transmissão diferentes.
O E1 possui uma taxa transferência de 2 Mbps e pode ser dividido em 32 canais de 64 Kbps cada, contudo, 30 canais dos 32 canais existentes transportam informações úteis, pois a velocidade efetiva da transmissão (throughput) da portadora E1, é de 30 x 64 = 1920 Kbit/s, os outros 2 canais restantes (canal 0 e canal 16) destinam-se à sinalização (sistema designado por "Sinalização por Canal Comum") e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo entre os pontos. A contratação de linhas E1 abaixo de 2 Mbps é conhecida como "E1 fracionário".
Pode ser interconectado ao T1 para uso internacional.
Suas variantes :
E2: 8,448 Mbps.
E3: 34,368 Mbps.
E4: 139,264 Mbps.
E5: 565,148 Mbps.

Benefícios do E1
Em redes de dados com tráfego pesado que exigem grande largura de banda para alcançar altas velocidades, pode-se recorrer ao envio de dados de forma digital através das velozes linhas de comunicação E1. 
E1 é a base da comunicação de voz global.

Desenvolvido há mais de 30 anos e comercialmente disponível desde 1983, o E1 alcança virtualmente qualquer lugar que as linhas telefônicas chegam, porém, com velocidades muito maiores.

O E1 suporta velocidades de até 2,048 Mbps. Não importa onde for conectado - América do Sul, Central, Europa ou costa do Pacífico (em algumas regiões utiliza-se o T1) - o E1 fará a transmissão de dados e rápido. 
Esse serviço oferece flexibilidade para um grande número de aplicações

Caso seja necessário administrar uma rede privada, uma linha ponto a ponto ou um circuito de alta velocidade, prover acesso corporativo à Internet ou acesso ao webserver da empresa, ou ainda suportar serviços de voz/dados/imagem pela WAN através do mundo, o E1 pode fazer essa conexão. Oferece conexões de baixo custo.

Nos últimos anos, a competição entre os provedores de serviços de telecomunicações resultou na queda dos preços dos serviços E1. 
Aplicações típicas:

Acesso a redes Frame Relay públicas ou redes telefônicas comutadas públicas para voz e dados.

Consolida o tráfego de dados e voz. Um único tronco E1 prove diversas linhas adicionais de voz e dados sem custo adicional.

Conexão entre LANs. As linhas E1 oferecem excelente desempenho no link entre LANs.

Envio de dados que exigem  grande largura de banda, como: CAD/CAM, MRI, imagens escaneadas CAT, e outros gráficos com grandes arquivos.

Topologia do circuito E1 com conversor:



Fonte:

Nenhum comentário: